top of page
Buscar

Por que Trump busca influência sobre a Groenlândia, Canadá e o Canal do Panamá?

  • Foto do escritor: noticiasgora
    noticiasgora
  • 8 de jan.
  • 1 min de leitura

O novo mapa mundial desejado pelo presidente eleito dos EUA ainda teria outro nome para o Golfo do México

Foto: REUTERS/Carlos Barria
Foto: REUTERS/Carlos Barria

Prestes a ser empossado em seu segundo mandato como presidente dos EUA, Donald Trump afirmou na terça-feira (7) que deseja retomar o controle do Canal do Panamá e anexar a Groenlândia. O republicano também sugeriu a incorporação do Canadá aos Estados Unidos e afirmou que pretende renomear o Golfo do México.

As declarações foram feitas em um resort em Mar-a-Lago, na Flórida, na terça-feira (7). Durante a coletiva, Trump afirmou que pretende usar a força econômica para atingir seus objetivos, como a aplicação de sanções ou o aumento de tarifas.


O que tem na Groenlândia que interessa Trump?


Por estar geograficamente localizada no continente norte-americano, a Groenlândia é considerada um território estratégico para os interesses bélicos dos EUA. A ilha poderia abrigar sistemas de interceptação balística e detecção de submarinos russos. O exército norte-americano já possui uma base aérea na região, conhecida como Aeroporto de Thule ou Aeroporto de Pituffik.


Além de posições geográficas favoráveis, o território é rico em hidrocarbonetos, ouro e urânio e potencial fonte de jazidas de minerais de terras raras, petróleo e gás natural. Entretanto, a extração desses recursos enfrenta forte oposição dos povos indígenas da região e entraves burocráticos do governo.


 
 
 

Commentaires


bottom of page